Sobre mim

Foto: Thais Gemignani

Trajetória

Comecei a produzir conteúdo para a internet aos 14 anos, época em que a web ainda engatinhava no Brasil. Era 1997 quando, ao ligar meu IBM Pentium 100 pela primeira vez à grande rede, me interessei pela possibilidade de ter a um clique informações sobre assuntos dos mais diversos, principalmente, futebol e informática, duas de minhas grandes paixões.

Autoditada, passei a criar pequenos sites e, ainda na adolescência, adquiri formação profissional em informática, trilhando caminhos que passaram, também, pela atuação como técnico em microcomputadores.

Na universidade, optei por estudar jornalismo, fazendo a paixão pela produção de conteúdo falar mais alto.

Comunicação

Ainda aluno de jornalismo, comecei a atuar como repórter e produtor de TV - atividades que continuei desempenhando como freelancer após graduado. O trabalho com produção de conteúdo, no entanto, continuou sendo desenvolvido com foco na web. Os conhecimentos adquiridos na criação de sites, produção de conteúdo multimídia e em telejornalismo foram diferenciais desde então.

Posteriormente, a atuação no jornalismo se estendeu à comunicação institucional e ao fotojornalismo, duas atividades desempenhadas na função de assessor de imprensa da Associação Atlética Portuguesa, a Portuguesa Santista, clube de futebol em que atuei durante seis anos, sendo dois deles como diretor de comunicação.

Atualmente, desenvolvo projetos em fotojornalismo esportivo e comunicação institucional. Neste último segmento, com especial atenção ao desenvolvimento e produção de conteúdo de sites e blogs corporativos.

Foto: Renato Nogueira

Educação

Iniciei carreira na educação na Universidade Católica de Santos, auxiliando professores e alunos de jornalismo no planejamento e produção de conteúdo para o jornal laboratório digital. Um ano depois, fui promovido a web designer do departamento de tecnologia, onde participei do desenvolvimento do novo portal da instituição. A atuação na educação superior se consolidou quando passei a trabalhar na produção de conteúdo de cursos na modalidade a distância oferecidos pela universidade.

Enquanto produtor de conteúdo em educação a distância (EAD), ampliei minha formação com cursos de especialização e com o mestrado em Educação, com foco na formação e profissionalização docente, o que tornou a docência um caminho natural.

Durante três anos, lecionei em cursos de graduação e pós-graduação. Desde 2015, sou professor de educação tecnológica no ensino fundamental anos iniciais (2º ao 5º ano), ensinando produção de conteúdo digital, lógica de programação e assuntos relacionados à História da informática. Na educação básica, também trabalho com formação de professores, promovendo encontros regulares com docentes do 1º ano.

Atualmente, também sou consultor em EAD, administrando ambientes virtuais de aprendizagem e realizando encontros de formação de professores.

Formação

  • Mestrado em educação;
  • Pós-graduação em nivel lato sensu em web design, assessoria de imprensa e jornalismo digital;
  • Bacharelado em comunicação social, habilitação jornalismo.